Usina de Conteúdo  -  Camargos Produções Culturais

Eventos corporativos, seminários, feiras, congressos, exposições, vídeo-documentários, workshops, desde a elaboração do conceito, pesquisa iconográfica e textual para elaboração do conteúdo até a entrega do produto cultural.

Com uma equipe multidisciplinar composta por especialistas com experiência em projetos de comunicação, a Usina de Conteúdo cria, desenvolve e executa projetos editoriais, publicações customizadas, impressas e eletrônicas, folders e materiais promocionais como instrumento de comunicação para os clientes.

1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
6.jpg
7.jpg

Década de 1980

 

 

Criação e produção do kit (fita cassete e livreto) Antologia da Sátira Brasileira/Programa Cultural BASF.

 

Consultoria, coordenação e pesquisa de pauta, texto e imagem do vídeo Impressões do Brasil/Grupo SHARP.

 

Consultoria e pesquisa iconográfica para a exposição Epopéia Editorial, realizada pela Editora Abril e Nova Cultural.

 

Consultoria, pesquisa e concepção da exposição 1917, comemorativa dos 70 anos da IBM Brasil.

 

Criação, pesquisa de texto e imagem, e produção da exposição História da Eletrobrás/O Uso Social da Eletricidade no Brasil, montada na XIII Feira Eletro-Eletrônica.

 

Criação, pesquisa e produção do kit (fita cassete e livreto) Rock in Brasil - o Balanço das Gerações/Programa Cultural BASF.

 

Criação e produção de áudio da exposição Signos de uma vida/Museu Lasar Segall.

 

Criação, pesquisa e produção do kit (fita cassete, livreto e embalagem) Canto Livre, o Grito da Raça/Programa Cultural BASF, no ano do centenário da Abolição. Menção honrosa no X Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

 

Pesquisa de texto e imagem da História da Industrialização no Brasil - CNI 50 anos, documentário em vídeo da Confederação Nacional da Indústria, SENAI e SESI.

 

Coordenação, pesquisa de texto e imagem sobre o Pacaembu/projeto Suvinil Cor,  Arquitetura & Memória, com consultoria na produção de vídeo documentário, criação e produção de exposição montada no MASP e edição de catálogo.

 

Pesquisa de texto e imagem, com elaboração de texto-base, do livro Uma História Centenária/Bolsa de Valores de S. Paulo.

 

Criação, pesquisa, edição e produção do livro O Século do Automóvel no Brasil, bilíngue, comemorativo dos 40 anos da BRASINCA.

 

Coordenação, pesquisa de texto e imagem sobre o Bexiga/projeto Suvinil Cor, Arquitetura & Memória, com criação e produção de espetáculo musical e edição de catálogo.

 

Consultoria, pesquisa de pauta, texto e iconografia da edição especial de O Estado de S. Paulo comemorativa do centenário da proclamação da República.

 

Criação, pesquisa de texto e imagem da exposição Traços e Troças: Caricatura e Eleições nos 100 anos da República, para a Secretaria de Estado da Cultura, São Paulo.

 

Década de 1990

 

Pesquisa de pauta, texto e imagem, com elaboração de texto final da História da Revista no Brasil (1812-1990), para a Editora Abril/Fundação Victor Civita.

 

Coordenação, pesquisa de texto e imagem sobre o MASP/projeto Suvinil Cor, Arquitetura & Memória, criação, produção e montagem de exposição fotográfica, com edição de catálogo bilíngue.

 

Pesquisa e texto final do livro Museu Lasar Segall, editado pelo Banco Safra.

 

Criação, pesquisa, edição e produção da exposição Sinal Fechado: Censura à Imprensa no Brasil. Patrocínio do jornal O Estado de S. Paulo, com apoio da Editora Abril, Jornal do Brasil, Pasquim e ABI. Montada no Museu da República, Rio de Janeiro, Museu da Imagem e do Som, São Paulo e Senado Federal, Brasília.

 

Coordenação, pesquisa de texto e imagem sobre o Paço dos Açorianos, em Porto Alegre, projeto Suvinil Cor, Arquitetura & Memória, com edição de livreto, criação e montagem de exposição fotográfica e produção de espetáculo musical.

 

Coordenação, pesquisa de texto e imagem sobre a unidade industrial da BASF em Guaratinguetá, com produção de textos e constituição de fundo documental sobre a fábrica, a cidade e o vale do Paraíba.

 

Pesquisa de texto, imagem e edição de fotografia do livro História do UNIBANCO, com criação e produção de exposição comemorativa dos seus 70 anos, para o Instituto Moreira Salles.

 

Organização e pesquisa do livro A contestação necessária, obra póstuma de Florestan Fernandes. Lançado pela Editora Ática em 1995, receberia o prêmio Jabuti no ano seguinte, categoria Ensaio, outorgado pela Câmara Brasileira do Livro.

 

Pesquisa iconográfica para a Encyclopedia of Latin American History and Culture, editada por Charles Scribner's Sons/Macmillan Publishing/VIACOM, de Nova Iorque.

 

Pesquisa iconográfica e edição de imagem de Momentos do Livro no Brasil, obra comemorativa do 30o aniversário da Editora Ática que recebeu o Prêmio Jabuti em 1996 na categoria de melhor produção editorial. 

 

Pesquisa fonográfica, textos de locução e produção de trilhas sonoras da exposição Lasar Segall Cenógrafo, montada pelo Museu Lasar Segall no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.

 

Pesquisa de texto e iconografia, com elaboração de texto final e edição de imagem da exposição e livreto Memórias de Poços de Caldas, para o Instituto Moreira Salles.

 

Direção geral, curadoria e produção do Projeto Memória/1998 - da Fundação Banco do Brasil e Odebrecht - que homenageou Monteiro Lobato, no ano do cinquentenário de sua morte, com a exposição itinerante “O Brasil encantado de Monteiro Lobato”, montada em cinco capitais do país; exposições didático-permanentes para o Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté, e para a Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato, em São Paulo; vídeodocumentário e site na Internet, entre outras ações. Ganhador dos prêmios ABERJE 1999, nacional e regional, na categoria Projetos Institucionais.

 

Pesquisa e edição iconográfica da História da Vida Privada no Brasil, volume 4, para a Companhia das Letras. 

 

Pesquisa de texto e imagem da Cronologia da Vida Carioca (1860-1930), publicação de apoio à mostra fotográfica de inauguração do espaço do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro.

 

Direção geral, curadoria e produção do Projeto Memória/1999 – da Fundação Banco do Brasil e Odebrecht – que celebrou Rui Barbosa no ano do sesquicentenário de seu nascimento com a exposição itinerante “Notícias de Rui Barbosa, um brasileiro legal”, montada em seis capitais do país, uma fotobiografia, uma publicação dirigida ao público infanto-juvenil e um site na Internet, ao lado de outras iniciativas.

 

Pesquisa, edição de imagem e texto final sobre personalidades brasileiras no livro Ícones do século XX, lançado em coedição pela Editora SENAC São Paulo e Mondadori.

 

Década de 2000

 

Atualização, redação, pesquisa iconográfica, edição de imagem e consultoria no texto final de A Revista no Brasil, livro lançado nas comemorações do cinquentenário da Editora Abril. Vencedor do prêmio ABERJE 2001 na categoria Edição Especial.

 

Criação, produção e curadoria da mostra A Revista no Brasil, para lançamento da obra homônima comemorativa do cinquentenário da Editora Abril. Transformada em exposição permanente no edifício Abril.

 

Pesquisa de texto e imagem para as ações de marketing e eventos previstos, como publicações e exposição, para marcar o 40º aniversário da revista Claudia, da Abril. 

Direção de conteúdos, pesquisa documental (texto e imagem) e redação do site sobre Monteiro Lobato [www.lobato.com.br] gerido pela Monteiro Lobato Licenciamentos.

Consultoria histórica, pesquisa (imagem e texto) e redação para a mostra Pelé, a arte do rei, montada no MASP em fevereiro/março e na Casa França Brasil, Rio de Janeiro, em abril/maio de 2002.

 

Pesquisa de texto e imagem para o vídeo institucional História da Previdência Privada no Brasil, produzido pela Vídeoimagem no 25º aniversário da ANAPP – Associação Nacional da Previdência Privada. 

 

Pesquisa de texto e imagem sobre Canudos para a Memória Seletiva publicada nos Cadernos de Literatura Brasileira e nos Cadernos de Fotografia Brasileira, do Instituto Moreira Salles, edição dedicada a Euclides da Cunha no centenário de Os Sertões.

 

Pesquisa e edição das capas e dos cadernos de imagens do livro As ilusões armadas, vols 1, 2, 3 e 4, de Elio Gaspari, editado pela Companhia das Letras.

 

Coordenação editorial, entrevistas, redação e textos finais de O valor do design: manual ADG de prática profissional, coedição da Associação dos Designers Gráficos e Editora SENAC.

 

Roteiro e apresentação do rádio-documentário Villa Kyrial: um salão da Belle Époque (série de quatro programas de uma hora cada), veiculado pela Rádio Cultura FM.

 

Roteiro e apresentação do rádio-documentário Lobato por Lobato, (série de quatro programas de uma hora cada) veiculado pela Rádio Cultura FM.

 

Pesquisa (iconografia e texto) e edição de imagens para o livro Brasil Rito e Ritmo editado por L&N Consultores e Aprazível Edições para o Bradesco Seguros. 

 

Pesquisa de imagem para as publicações da Editora Fundação Perseu Abramo.

 

Consultoria e pesquisa histórica para a minissérie Um só coração, de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira Pinto, produzida pela TV Globo.

 

Consultoria histórica e edição de texto e imagem (painéis/vídeos) da exposição A energia de um sonho, comemorativa dos 50 anos da Petrobras.

 

Pesquisa de texto e imagem sobre São Paulo, com edição de cronologia do período 1900-2003, para o Caderno de Fotografia Brasileira, do Instituto Moreira Salles.

 

Pesquisa e redação de textos finais para o álbum São Paulo, Pátio do Colégio: uma história ilustrada a bico de pena, da Editora Globo.

 

Organização, coordenação de pesquisa e edição de textos e imagens de Metrópole em trânsito: percursos urbanos e culturais, coedição da Prefeitura Municipal de São Paulo e Editora SENAC, com patrocínio da Petrobras e Caixa Econômica Federal. Indicado para o prêmio Jabuti.

 

Pesquisa histórica (iconografia e texto) e redação de textos-base para o projeto do Núcleo de Cultura Odebrecht, espaço institucional de memória e história empresarial em Salvador, Bahia.

 

Pesquisa (iconografia e texto) e edição de imagens para o livro Brasil Palco e Paixão editado por L&N Consultores e Aprazível Edições para o Bradesco Seguros.

 

Coordenação de pesquisa iconográfica do projeto Museu da Língua Portuguesa (Fundação Roberto Marinho e Arte3).

 

Curadoria histórica e consultoria na exposição 100 Anos da Pinacoteca – a formação de um acervo, montada no Centro Cultural FIESP – Galeria de Arte do SESI. Coordenação da criação e produção de vídeo-documentário para exibição durante a mostra e veiculação na televisão. 

 

Pesquisa (iconografia e texto) e edição de imagens para o livro Futebol Arte e Invenção editado por Aprazível Edições para o Bradesco Seguros.

 

Consultoria no projeto e coordenação de pesquisa iconográfica da Enciclopédia Latinoamericana para a Boitempo Editorial, com patrocínio da Petrobras.

 

Pesquisa iconográfica para o Museu do Corinthians (Base7).

 

Reformulação, em parceria com o Estúdio Saci, com geração de novos conteúdos de texto e imagem, do site Monteiro Lobato [www.lobato.com.br]. 

 

Pesquisa de texto e imagem sobre a história do SENAC São Paulo tendo em vista a publicação de livro, entre outras ações comemorativas do 60º aniversário da instituição.

 

Coordenação da pesquisa de imagens para o projeto do Museu Brasileiro do Futebol (Fundação Roberto Marinho) com inauguração prevista para 2008 no Estádio do Pacaembu, São Paulo.

 

Concepção e curadoria da exposição comemorativa do 20º aniversário do Instituto Itaú Cultural.

 

Pesquisa (iconografia e texto) e edição de imagens do livro Século XX: a mulher conquista o Brasil, editado por Aprazível Edições para o Bradesco Seguros.

 

Pesquisa, seleção e edição de imagens para o livro Jean Manzon: retrato vivo da grande aventura editado por Aprazível Edições e Cepar Consultoria.

 

Pesquisa (iconografia e texto) e edição de imagens do livro Cristo Redentor editado por Aprazível Edições para a Bradesco Seguros.

 

Pesquisa e edição de imagens da coleção Perfis Brasileiros, da Companhia das Letras, volumes Nassau, Castro Alves, Getúlio Vargas, Pedro I, Pedro II, Rondon, Joaquim Nabuco, General Osório e Leila Diniz.

 

Coordenação da catalogação e sistematização do acervo fotográfico de Jean Manzon e supervisão da edição do catálogo Jean Manzon; Memórias do Brasil, editado pela Cepar Consultoria com patrocínio da Petrobras.

 

Consultoria e pesquisa histórica para a minissérie Queridos amigos, de Maria Adelaide Amaral, produzida pela TV Globo.

 

Consultoria e pesquisa histórica para workshop no PROJAC/TV Globo com equipe e elenco da novela Ciranda de Pedra, de Alcides Nogueira Pinto.

 

Consultoria e pesquisa para o Caderno de Literatura Brasileira e Iconografia de Machado de Assis, do Instituto Moreira Salles.

 

Pesquisa de texto e imagem do livro Machado de Assis: fotógrafo do invisível, para a Editora Moderna.

 

Organização, pesquisa de texto e imagem do livro A olhos vistos: uma iconografia de Machado de Assis, para o Instituto Moreira Salles.

 

Pesquisa (iconografia e texto) e edição de imagens do livro Meu carnaval Brasil editado por Aprazível Edições para a Bradesco Seguros.

 

Projeto, coordenação geral, pesquisa e textos e curadoria da exposição 1924: A revolução esquecida, montada no Palácio dos Bandeirantes.

 

Consultoria e pesquisa histórica para workshop no PROJAC/TV Globo com equipe e elenco da novela Tempos Modernos, de Bosco Brasil.

 

 

A partir de 2010

 

Curadoria da mostra Campos de Lobato no Palácio Boa Vista em Campos do Jordão, entre 3 de outubro de 2009 a 31 de janeiro de 2010. 

 

Textos para o livro Com a palavra, o autor, para a Editora Sarandi. 

 

Curadoria e textos da exposição permanente Pinacoteca São Paulo: nossa história, aberta no andar térreo do Museu em 2010. 

 

Curadoria e organização do IV Festival Imagens do Oriente – Clássicos do Cinema Egípcio, realizado em junho de 2010 no Cinesesc, Galeria Olido e Cinemateca Brasileira. 

 

Curadoria do stand Monteiro Lobato na Bienal do Livro de São Paulo em 2010.

 

Planejamento estratégico do Megacentro Cultural Holoteca em Cognópolis, município de Foz do Iguaçu em 2012. 

 

Pesquisa de imagem e texto para o livro da história da Ogilvy no Brasil. 

 

Coordenação, curadoria e textos da exposição permanente O Conservatório na Praça das Artes, aberta em 5 de dezembro de 2012 na Praça das Artes no centro de São Paulo. 

 

Curadoria da exposição itinerante Belle Époque em São Paulo, realizada pela Fundação Energia e Saneamento de São Paulo em 2013. 

 

Pesquisa de texto e imagem para a série de 13 programas de Retrovisor, da TV Brasil, em 2015.

 

Pesquisa de texto e imagem para a série Magnatas, do History Channel, desenvolvido pela Boutique Filmes em 2015.